
HISTÓRICO
A Cia. Teatro das Coisas é uma parceria de Claudio Saltini, Henrique Sitchin e Verônica Gershman. Esses artistas se juntaram para criar espetáculos com a linguagem do Teatro de Objetos destinados ao público infantil. Dessa parceria, resultaram os espetáculos Guarda Zool, Inzôonia e Zoo-Ilógico. Todos os espetáculos receberam prêmio e foram muito elogiados pela crítica especializada. Claudio Saltini, responsável pelos espetáculos Inzôonia e Guarda Zool, dedica-se, desde 1999, à pesquisa do Teatro de Animação, destacando-se pela qualidade de seus espetáculos e pela busca constante de inovações técnicas e plásticas. Atualmente, junto à sua esposa, Teka Queiroz, conta com a colaboração de doze artistas, entre eles: Raniere Guerra, Sandro Gattone, Erik Tranquelin, Josy Nascimento e Giseli Lourenço.
ESPETÁCULO: CIRCO DE COISAS
OBJETOS: Prendendor de roupa, macaco hidráulico e liquidificador
AUTORIA: Raniere Guerra
DIREÇÃO: Teka Queiroz
ELENCO: Claudio Saltini, Sandro Gattone
DURAÇÃO: 40 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre
SINOPSE: Para criar o espetáculo Circo de Coisas, foi retirado o rótulo dos objetos, e, ao olhar para eles, os atores perceberam que cada objeto escondia uma história, uma vocação diferente daquela que os rótulos lhes convencionavam. Assim descobriram suas verdadeiras vocações. Em Circo de Coisas, os objetos falaram sobre os seus sonhos. Como, por exemplo, o pregador de roupas, que, na verdade, é um equilibrista que brinca no varal, como numa corda bamba. Uma rolha, cujo desejo é o de voar, vira um homem-bala lançado ao ar por uma garrafa de champanhe. O Homem mais Forte do Mundo – um macaco hidráulico – esconde-se numa borracharia levantando carros! Foi assim que descobrimos que os objetos eram, na realidade, artistas de circo.
ESPETÁCULO: GUARDA ZOOL
OBJETOS: Brinquedos de praia, baldes, toalhas e guarda-sol
AUTORIA: Claudio Saltini e Henrique Sitchin
DIREÇÃO: Claudio Saltini e Henrique Sitchin
ELENCO: Nilton Marques, Sandro Gattone e João Nascimento
DURAÇÃO: 50 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre
SINOPSE: Guarda Zool conta a história de dois amigos atrapalhados que se preparam para um dia de passeio na praia. Ao pisarem na areia, a confusão começa e só termina no fim do espetáculo, sem que os atores saiam de cena um só segundo. Os limites do “Isso pode” e “Isso não pode”, tão caros entre pais e filhos, temperam com comicidade os diversos conflitos do espetáculo. Guarda Zool não somente recria o ambiente da praia, mas oferece um novo olhar sobre as diversidades lúdicas com que as crianças, e aqueles que já foram crianças, representam o mundo, com suas inocentes e divertidas brincadeiras!