Fito Festival 2011

Notícias

voltar para listagem de notícias
  • 05.06.2012 FITO, Festival Internacional de Teatro de Objetos, chega a BH

     

     
    fito - Festival internacional de Teatros Objetos

    Pela terceira vez Belo Horizonte é sede do FITO, Festival Internacional de Teatro de Objetos

     

    Belo Horizonte recebe, entre 8 e 10/06, o Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito). O evento acontece na Serraria Souza Pinto, e na cidade é a terceira vez.

    O festival, que é idealizado pela diretora de criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa, e realizado pelo Sistema SESI-FIEMG vai reunir além de artistas brasileiros, companhias de sete países.
    Desta vez, novos personagens ganham vida, como é o caso de roupas e cabides que saem em busca do amor em uma viagem imaginária dentro do próprio quarto, objetos artesanais que contam uma lenda indígena da Bahia ou jarras e copos que encenam contos inspirados em obras shakespearianas. Entre as curiosidades desta edição estão as intervenções interativas “Máquinas para o teatro inconsciente”, da Companhia italiana La Voce delle Cose, que conta histórias de três viagens clássicas: Colombo pela América, Chegada à Lua e Odisséia, em formato de jogos com os objetos em boxes lúdicos.

    Já a Cia. Shakespeare Women Company, de Portugal, traz a peça “Tempestade num Copo d’água” que narra o encontro de duas mulheres em um local indefinido, através de menções Shakespearianas. Vale citar ainda a apresentação “Xirê das Águas – Orayeyê Ôh”, da companhia Gente Falante, de Porto Alegre, que conta a lenda indígena da criação da Lagoa do Abaeté na Bahia. Este foi criado para ser lançado no Fito.

    Além dos espetáculos inéditos e oficinas para profissionais ou estudantes da área de teatro, o festival traz o renomado percussionista Naná Vasconcelos, o talento regional do Tambor Mineiro e o grupo XPTO, que durante o festival vão mostrar, em apresentações surpresa, melodias feitas através de objetos

    Também como grande destaque, o Fito traz o show “Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos”, do cantor e compositor Otto. O aclamado músico pernambucano preparou uma performance inédita para o festival, usando tonéis de tinta e portas de geladeira como parte integrante de sua percussão. A apresentação será realizada no sábado (09/06).

    Para conhecer a programação completa do Festival Internacional de Teatro de Objetos acesse www.fitofestival.com.br ou visite também as redes sociais – facebook.com/fitofestival e Twitter @fitofestival, que trazem notícias atualizadas até o final do evento.

    detalhes

    Confira a programação do FITO 2012 através do site oficial do evento

    autor

Compartilhe

Campo Grande/MS

de 02 a 04/12

no Centro de Convenções Albano Franco
a partir das 16h00

Depois de surpreender Campo Grande no ano passado, o FITO volta com nova programação

Companhias de 7 países, performances, exposição fotográfica, apresentação especial com Otto e Naná Vasconcelos.